Por que a sinistralidade dos Seguros de automóveis vem crescendo?
Há inúmeros motivos para explicar a sinistralidade crescente, mas quero me ater a dois deles, que não necessariamente são muito claros para todos.
O primeiro deles tem a ver com a valorização dos veículos usados, pelos motivos que todos já sabemos (valorização dos veículos novos como principal motivo), inclusive o interesse de intermediários nos financiamentos. O problema é que os seguros foram precificados para valores médios bem inferiores lá atrás e quando as seguradoras pagam as indenizações se deparam com valores de indenização por vezes até 40% maiores.
Não tem jeito. Em um primeiro momento a sinistralidade cresce e na sequência vem os aumentos de preços que todos os corretores estão tendo que explicar aos segurados, mesmo para aqueles que não tiveram sinistros, têm bônus no limite etc.
Vale lembrar que as franquias também foram aumentadas, para criar uma certa proteção para as seguradoras.
O segundo motivo é a inadimplência crescente e você já sabe que se alguém deixa de pagar há menos recursos disponíveis para pagar os sinistros e isso tem que ser equilibrado.
Lembro que a contabilização dos resultados de seguros é sempre pelo prêmio ganho (1/12 do prêmio líquido anula a cada mês, independente da forma como foi fraccionado), o que significa que lentamente as medidas tomadas técnicas aparecem nos números.
Vai melhorar? No curto prazo provavelmente não, mas a mágica desse mercado é o mutualismo, onde tudo tende a se equilibrar com o tempo.
Veja também
Postagens mais vistas
-
17 jan 2023IPVA 2023 no RJ: guias de pagamento (GRD e GRT) já estão disponíveis.
-
24 ago 2022O seguro morreu mesmo de velho?
-
22 set 2022Chubb é a seguradora oficial da LaLiga na América Latina
-
22 ago 2022Como funciona o seguro residencial? Dicas para quem quer contratá-lo
-
19 ago 2022Porque a sinistralidade dos seguros de automóveis vem crescendo?